Cuiabá, Quarta-Feira, 17 Dez 2025
espanhol ingles portugues

Clique MT
espanhol ingles portugues

Emerson Machado explica que Projeto de Lei visa regulamentar principalmente os locais para uso de Narguilé

Assessoria

Assessoria

Está tramitação no Poder Legislativo Municipal o Projeto de Lei nº 021/2018 de autoria do vereador Emerson Sais Machado (MDB), presidente da Casa de Leis. O PL dispõe sobre a proibição do consumo em locais públicos e venda aos menores de 18 anos de Narguilé, uma espécie de cachimbo de origem oriental. O Projeto de Lei especifica também a proibição do consumo em locais como praças de lazer, parques, jardins e espaços esportivos, bares, lanchonetes, restaurantes, passeios públicos, e qualquer outro local onde houver concentração e aglomeração de pessoas.

 

O presidente Emerson Machado explica que o objetivo é regulamentar, entre outras questões, principalmente os locais de uso do Narguilé. Vários empresários procuraram o presidente para relatar problemas que estão acontecendo com pessoas que vão até os estabelecimentos que vendem esse tipo de produto e a fumaça produzida com o consumo de Narguilé estaria invadindo os estabelecimentos mais próximos provocando incomodo tanto para os proprietários como para os clientes.

 

“Queremos regulamentar não apenas a proibição da venda para menores de 18 anos, isso já está na lei, mas queremos regulamentar para que as pessoas que vendem o narguilé tenham local específico para o consumo desse produto, essa é a nossa preocupação e esse projeto regulamenta todas essas questões”, explica Machado.

 

De acordo com o Projeto de Lei os estabelecimentos que comercializam o cachimbo inclusive o fumo e demais componentes para uso deverão obrigatoriamente solicitar documento de identidade que comprove a maior idade do comprador. Já os componentes do Narguilé deverão ficar em local isolado, distante principalmente de produtos de gêneros alimentícios por exemplo.

 

Quem descumprir a lei e consumir Narguilé em locais públicos, e os estabelecimentos que venderem o produto para menor de idade sofrerá as sanções impostas pela lei podendo ser autuado e multado em 50 UPFM (Unidade Padrão Fiscal do Município), além da apreensão do cachimbo e seus componentes. Em caso de reincidência a multa será cobrada em dobro. Se a pessoa autuada for menor de idade, a aplicação de multa será em face dos pais ou responsáveis legais. O Projeto de Lei também prevê apuração para checar o uso de Narguilé para fins criminais e a destruição do cachimbo apreendido.

 

O estabelecimento comercial que descumprir a lei estará sujeito à multa de 50 UPFM, em caso de reincidência a multa será cobrada em dobro, cassação do alvará de funcionamento pelo prazo de até 06 meses e fechamento definitivo do estabelecimento. Já o menor que for flagrado em local público consumindo Narguilé deverá ser encaminhado ao Conselho Tutelar e se a infração for cometida em estabelecimento comercial o proprietário sofrerá as sanções previstas na lei, sendo aplicada punição por negligência aos pais ou responsáveis dos menores infratores reincidentes.

 

Se no ato da ação fiscalizadora for constatado que o Narguilé pertence à pessoa maior de idade que está ofertando o uso para menor, a polícia deverá ser comunicada para autuação criminal nos termos da lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Para orientar e ao mesmo tempo servir de alerta, após a aprovação e sansão da lei, nos locais públicos e nos estabelecimentos comerciais com espaços de acesso público previsto na lei deverão afixar, no prazo de 60 dias após a data da publicação da lei, um anúncio contendo a seguinte inscrição: “É proibido o consumo em locais públicos, do cachimbo conhecido como narguilé, bem como a venda aos menores de 18 (dezoito) anos, sujeito o infrator as penalidades administrativas e criminais”. No anúncio também deverá constar o número da Lei Municipal e o estatuto da criança e adolescente - ECA.

 

O Projeto de Lei nº 021/2018 foi apresentado em regime de tramitação ordinária e após apreciação nas Comissões Permanentes será remitido para deliberação em plenário.

Indicadores



Destaques

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou adolescente em Sinop

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio em Mato Grosso

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força Tática em Mato Grosso

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força...

26 de Agosto de 2021 às 10h55min

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria entregue na Bolívia

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em Lucas do Rio Verde

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após perseguição policial

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após...

26 de Agosto de 2021 às 10h52min

Indicadores


Veja mais