Cuiabá, Quarta-Feira, 17 Dez 2025
espanhol ingles portugues

Clique MT
espanhol ingles portugues

Gilberto aguarda laudo do Instituto Adolfo Lutz para confirmar variante Delta em Mato Grosso

Segundo Figueiredo, a variante é mais transmissível e, portanto, quase impossível que ela não chegue a Mato Grosso em algum momento.

Olhar Direto

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que ainda faltam alguns passos para confirmar se a variante Delta do novo coronavírus (Covid-19) está mesmo circulando em Mato Grosso. Segundo o gestor, o laboratório que anunciou esta possibilidade enviou a amostra e o Governo encaminhou para o Instituto Adolfo Lutz, que fará o sequenciamento genético.


“Nós solicitamos ao laboratório que anunciou a possibilidade de ter essa variante delta circulando para que ele nos encaminhasse uma amostra e nós encaminhamos isso ao Instituto Adolfo Lutz que é quem vai fazer o sequenciamento genético para nos dar certeza. Podemos crer que no máximo em uma semana a gente possa ter evidência, certeza absoluta ou não se é uma variante Delta circulando em nosso estado”, afirmou Gilberto na manhã desta segunda-feira (2).


Segundo Figueiredo, a variante é mais transmissível e, portanto, quase impossível que ela não chegue a Mato Grosso em algum momento. No entanto, ele afirmou que ela é menos letal. “É muito provável que a gente mantenha ainda um platô alto do número de casos porque a transmissão está muito ativa no nosso estado, e com mais essa variante pode ser que nós vamos continuar tendo um grande número de casos, mas menos graves que o vírus original. E nós só vamos conseguir diminuir de forma substancial isso a medida que tivermos a imunidade de rebanho para a vacinação de mais de 70% da população”, defendeu.


O caso


O Instituto de Análises Clínicas (INAC) afirmou que identificou pela primeira vez em Mato Grosso a presença da variante Delta do Coronavírus na última terça-feira (27). O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, residente em Cuiabá, e que já havia apresentado resultado positivo para Covid-19, em março de 2021. O laboratório afirmou que já informou aos órgãos competentes os detalhes relacionados ao resultado positivo da paciente.


De acordo com o Instituto, no dia 20 julho de 2021, a responsável médica pela paciente solicitou ao laboratório a realização de um novo exame RT-PCR, sendo que este apresentou novamente resultado positivo para Sars-CoV-2. O caso passou a ser tido como “uma possível reinfecção”, visto que em um “curto lapso temporal” o resultado positivo se repetiu.


Diante da situação, a médica solicitou a realização de um “Teste de Identificação das Variantes de Preocupação (VOCs) e da Variante P2 (VOI) de SARS-CoV-2”. A análise teria constatado a presença da variante Delta. Ainda de acordo com o INAC, a responsável pela paciente relatou que a jovem apresentou sintomas gripais leves, com dores no corpo e de cabeça. 

Indicadores



Destaques

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou adolescente em Sinop

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio em Mato Grosso

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força Tática em Mato Grosso

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força...

26 de Agosto de 2021 às 10h55min

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria entregue na Bolívia

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em Lucas do Rio Verde

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após perseguição policial

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após...

26 de Agosto de 2021 às 10h52min

Indicadores


Veja mais