Cuiabá, Quarta-Feira, 17 Dez 2025
espanhol ingles portugues

Clique MT
espanhol ingles portugues

Profissionais da educação participam de programas voltados à saúde do servidor da educação.

O objetivo da SEDUC-MT é acompanhar os profissionais para monitorar de perto esses servidores, agindo de forma preventiva

Repórter da Cidade

Profissionais da educação participam nesta quarta-feira (11), na Diretoria Regional de Educação, em Alta Floresta, de programas voltados à saúde do servidor da educação. 


“Nós temos dois programas hoje do estado, o primeiro é o Programa ERA (Educação para Redução do Absenteísmo) que de alguma forma contempla 30 mil servidores da Educação do Estado de Mato Grosso. O segundo é o PERPE (Plano Estadual de Readaptação do Profissional da Educação) que contempla mais de mil servidores que estão em processo de readaptação, principalmente esse momento de pandemia.”, disse Cleuber Cristiano de Souza, professor de psicomotricidade.


Com esses programas, o objetivo da SEDUC-MT é acompanhar os profissionais para monitorar de perto esses servidores, agindo de forma preventiva, e cuidando da saúde. Para isso, a equipe multiprofissional do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho vai desenvolver atividades para capacitação dos servidores em questão, por meio de intervenção laboral, de ergonomia e ergopsicomotricidade, socioemocional, psicossocial, bem-estar, ensino em saúde vocal, vida saudável, planejamento pessoal e profissional, desenvolvimento pessoal e laboral e aposentadoria saudável.


Programa ERA e PERPE

O Programa ERA trabalha com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, engenheiros do trabalho, assistente social, enfermeiro do trabalho, educador físico e demais perfis.
A ideia é reduzir o absenteísmo e os afastamentos por motivos médicos dos profissionais da educação, por meio de 10 ações específicas: ergonomia e ergopsicomotricidade, laboral, vida saudável, prevenção para a aposentadoria saudável, socioemocional, psicossocial, bem-estar, calendário da saúde, acolhida no ambiente de trabalho e segurança no trabalho.

O programa é acompanhado pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

O PERPE, instituído por meio de portaria publicada no dia 20 de maio no Diário Oficial do Estado (DOE), visa acolher e acompanhar, pelo período de 12 meses, o servidor que se encontra em situação de readaptação funcional.

Indicadores



Destaques

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou adolescente em Sinop

Polícia procura bandido que assaltou residência e estuprou...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio em Mato Grosso

Polícia Civil indicia filha e genro por morte de idoso em incêndio...

26 de Agosto de 2021 às 10h56min

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força Tática em Mato Grosso

Homem é preso com tabletes de maconha ao tentar fugir da Força...

26 de Agosto de 2021 às 10h55min

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria entregue na Bolívia

Três são presos com caminhonete furtada em Sorriso que seria...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em Lucas do Rio Verde

Homem é preso acusado de invadir delegacia e ameaçar esposa em...

26 de Agosto de 2021 às 10h53min

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após perseguição policial

Mulher é presa em Mato Grosso por direção perigosa após...

26 de Agosto de 2021 às 10h52min

Indicadores


Veja mais