Profissionais da educação participam nesta quarta-feira (11), na Diretoria Regional de Educação, em Alta Floresta, de programas voltados à saúde do servidor da educação.
“Nós temos dois programas hoje do estado, o primeiro é o Programa ERA (Educação para Redução do Absenteísmo) que de alguma forma contempla 30 mil servidores da Educação do Estado de Mato Grosso. O segundo é o PERPE (Plano Estadual de Readaptação do Profissional da Educação) que contempla mais de mil servidores que estão em processo de readaptação, principalmente esse momento de pandemia.”, disse Cleuber Cristiano de Souza, professor de psicomotricidade.
Com esses programas, o objetivo da SEDUC-MT é acompanhar os profissionais para monitorar de perto esses servidores, agindo de forma preventiva, e cuidando da saúde. Para isso, a equipe multiprofissional do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho vai desenvolver atividades para capacitação dos servidores em questão, por meio de intervenção laboral, de ergonomia e ergopsicomotricidade, socioemocional, psicossocial, bem-estar, ensino em saúde vocal, vida saudável, planejamento pessoal e profissional, desenvolvimento pessoal e laboral e aposentadoria saudável.
Programa ERA e PERPE
O Programa ERA trabalha com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, engenheiros do trabalho, assistente social, enfermeiro do trabalho, educador físico e demais perfis.
A ideia é reduzir o absenteísmo e os afastamentos por motivos médicos dos profissionais da educação, por meio de 10 ações específicas: ergonomia e ergopsicomotricidade, laboral, vida saudável, prevenção para a aposentadoria saudável, socioemocional, psicossocial, bem-estar, calendário da saúde, acolhida no ambiente de trabalho e segurança no trabalho.
O programa é acompanhado pelo Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Controladoria Geral do Estado (CGE).
O PERPE, instituído por meio de portaria publicada no dia 20 de maio no Diário Oficial do Estado (DOE), visa acolher e acompanhar, pelo período de 12 meses, o servidor que se encontra em situação de readaptação funcional.