Dois casos de sarampo são confirmados em MT após viagem à Bolívia
Pacientes de Primavera do Leste não tinham registro vacinal; município reforça campanha de imunização.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (23) dois casos de sarampo em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Mato Grosso não registrava a doença desde 2020, quando houve um caso em Lucas do Rio Verde.
Os pacientes diagnosticados não tinham registro de vacinação e estiveram recentemente na Bolívia, onde tiveram contato com pessoas infectadas. Segundo a SES, eles estão fora de perigo e a situação é considerada sob controle.
Até o momento, o estado notificou 63 casos suspeitos em 2025. Desses, 48 foram descartados, 13 ainda estão em investigação e dois foram confirmados.
Para ampliar a cobertura, a prefeitura intensificou a vacinação em diferentes pontos da cidade e mobilizou equipes. O esquema vacinal recomendado prevê duas doses para pessoas entre 1 e 29 anos, uma dose para pessoas de 30 a 59 anos e restrição para maiores de 60, que não devem receber novas doses.
Desde agosto, também está autorizada a chamada “dose zero” para bebês entre 6 meses e 11 meses e 29 dias em 142 municípios de Mato Grosso, medida adotada para reforçar a proteção diante do risco de reintrodução do vírus no país.
Alta Floresta, MT
Carregando data...

